Abastecimento de água volta ao normal nesta terça-feira em Santa Maria

Abastecimento de água volta ao normal nesta terça-feira em Santa Maria

Foto: Pedro Piegas (Diário/Arquivo)

Os transtornos causados pela falta d’água que seguiam afetando moradores de Santa Maria há quase um mês deixaram de ser registrados pela Corsan na tarde desta terça (9). Segundo a empresa, o abastecimento voltou ao normal em todas as regiões da cidade. Porém, ainda há risco de oscilações nos próximos dias em alguns pontos de Santa Maria, pois as últimas duas adutoras de captação da água bruta no Rio Ibicuí devem ser consertadas até o fim desta semana.

Os problemas registrados nas últimas semanas foram provocados pelo rompimento de três adutoras que abastecem a cidade, no dia 17 de junho, devido às fortes chuvas. Desde então, a cidade opera em um sistema de contingência e, enquanto as obras de recuperação seguem em andamento, oscilações e baixa pressão na rede ainda podem ocorrer em alguns pontos da cidade.

Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade, da Rádio CDN 93.5 FM, na manhã desta terça-feira (9), a gerente de Relações Institucionais da Corsan, Andréia Zanini, explicou que a estrutura emergencial implantada depende de fatores como a energia elétrica e o "reenchimento das redes", o que vinha gerando instabilidade no fornecimento. A expectativa, segundo ela, é concluir a recuperação das adutoras ainda ao longo desta semana.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

— Temos uma das adutoras já recuperada e seguimos aí com a obra, trabalhando para que, ao longo da semana, a gente possa fazer a entrega e a conclusão completa dessa operação – afirmou ela. 

Na segunda-feira (8), a Corsan concluiu a ligação da maior adutora das três que foram rompidas, a DN600, o que já proporcionou uma retomada importante da vazão, segundo ela.

— A nossa expectativa, claro, é monitorar o sistema, porque o abastecimento de água tem uma dinâmica bastante diferente. Ele precisa ser acompanhado 24 horas por dia, pois varia conforme as pressões, vazões e o próprio consumo da população. Tudo isso tem que ser observado para evitar novos rompimentos — explicou Andréia.

Ela também relatou que, ao longo do fim de semana e ainda na segunda-feira (7), houve ocorrências de falta de água em regiões como oeste e sul da cidade, especialmente nos bairros Nova Santa Marta, Tancredo Neves, Pinheiro Machado, Passo das Tropas, Lourenço e Tomazzetti. Para atender essas áreas, a companhia utilizou caminhões-pipa, tanto para imóveis com reservatório quanto para abastecer reservatórios comunitários destinados a quem não possui estrutura domiciliar. Porém, em todos esses pontos, o abastecimento foi normalizado nesta terça.

Ela destacou que a localização dos imóveis influencia diretamente no tempo de retomada do fornecimento, especialmente nos chamados “pontos críticos de pressão”, que são os últimos locais da rede a receber água após interrupções. Ela explica que esse pontos são monitorados em tempo real pelo Centro de Operações Integradas (Ciosp) e pelo Centro de Controle Operacional de Santa Maria.

Andréia também frisou que que possíveis novos problemas nos próximos dias podem estar relacionados a vazamentos pontuais nas redes de distribuição e não mais ao rompimento das adutoras principais. Por isso, pede que os clientes acionem os canais da Corsan para relatar se houver problemas de falta de água, para que as equipes façam logo o conserto.


Confira a entrevista completa


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Retirada de fios começa na Avenida Presidente Vargas e seguirá até dezembro em Santa Maria; confira o cronograma completo Anterior

Retirada de fios começa na Avenida Presidente Vargas e seguirá até dezembro em Santa Maria; confira o cronograma completo

Três decretos de emergência reconhecidos garantem recursos para Santa Maria; entregas de donativos continuam na quarta Próximo

Três decretos de emergência reconhecidos garantem recursos para Santa Maria; entregas de donativos continuam na quarta

Geral